sexta-feira, novembro 10, 2006

Paris - 'A cidade das Trevas'

Paris maior cidade da França, ela é conhecida mundialmente como a “Cidade das Luzes”, sendo uma das importantes e visitadas cidade turística. Paris encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus.

Por volta do III século AEC o Parisii, nome da tribo gaulesa colonizadora da ilha Seine Île de la Cité que também fundou a colônia de Lutuhezi que mais tarde passou ser chamada de Lutetia Parisorum. No ano 52 AEC, a colônia foi tomada pelos romanos. Lutetia não era uma cidade muito desenvolvida, mesmo possuindo estruturas inovadoras da época, como sistema de banhos térmicos, fórum e um anfiteatro, construídos na margem esquerda do rio, Lutetia seguiu como uma cidade insignificante romana-gaulesa, até a conquista dos Merovíngios em 486 EC (também conhecidos como tendo alguma ligação com o ocultismo) onde pôs para sempre fim no governo dos romanos.

Em 508 EC, Paris se tornou a capital da França com a liderança de Clovis I. Sob o governo dos Carolíngios, Paris era constantemente sitiada e atacada pelos normandos, “homens do norte”, expressão dada aos Vikings, os últimos bárbaros. No final do século X, agora nas mãos dos capetianos a futura cidade das luzes se torna mais uma vez o centro do país. Felipe Augusto II (1180-1223) fortaleceu a cidade habitada com aproximadamente 100.000 pessoas e ali a fez a residência oficial dos reis franceses.

No ano de 1301, um palácio real foi construído do Île de la Cité. O muro do lado esquerdo do rio Sena foi reconstruído sob o comando de Charles V para proteger a cidade dos ingleses e em 1370 ele mandou construir outro muro na margem oposta do rio - Local onde estão os ‘Grand Boulevards’ atualmente - A família real francesa se mudou para Versalhes a partir do século XVII, mas devido a interesses e importância econômica, Paris permaneceu como capital e cidade modelo da França.

Arquitetura

Contraditoriamente, a Pont Neuf (Ponte Nova) hoje é a mais velha ponte de Paris. Para sua época a Ponte certamente foi nova, apesar de ter havido atraso de tempo para a conclusão da construção. Antes da Pont Neuf, existia apenas dois sustentáculos que atravessam o Sena, não muito seguro e ainda em mau estado. A partir de meados do século XVI, no governo de Henrique II, a necessidade de uma nova ponte tornava-se cada vez mais urgente. Vista da Volta do Châateau e a Porta de Nesle (tomado do Louvre) 1635 de acordo com Callot a Pont Neuf foi dado inicío a sua construção, atrasando 25 anos, agora sob governo de Henrique III (1578). Dificuldades no financiamento, perturbações de guerra de religiões e outras desordens políticas contribuíram para que a ponte não fosse finalizada no tempo previsto. Apenas sob Henrique IV (Dinastia dos Bourbons), em1604, é que se conseguiu dar atenção ao desenvolvimento do urbanismo na cidade.


A Ponte possui certas particularidades interessantes, por exemplo, como a maior parte das pontes construídas para época, a Pont Neuf compõe-se de uma série de curtas arcas. Difere no entanto de outras pontes parisienses sob vários aspectos. Dispõe de passeios (os primeiros de Paris) e "varandas" demi-cercles acima de cada pilha, onde mercadores e artesões têm loja. Uma outra novidade é a ausência de casas sobre a sua cercadura. Por último, primeira vez, orna a ponte de uma estátua na honra de Henrique IV (atualmente, é a réplica da original desmanchada em 1789 durante a revolução). Ao longo espalhados na base do corrimão da ponte foram esculpidos 385 mascarons (ou máscaras grotescas) que deve-se à Germain Pilon, um escultor renascentista francês. A arquitetura em geral não se compara com outra já construída, em termos de resistência ao longo do tempo, apesar dela freqüentemente passar por caprichosas reformas. Se notarmos, concluiremos que se trata de uma verdadeira "obra de arte ao público!" Veja bem, Germain, era dotado de uma inteligência em arquitetura fora do comum, foi escultor também de Igrejas e dos túmulos dos reis franceses do século X. Mas seria mera casualidade o fato desse modesto escultor parisiense saber tanto em arquitetura? Qual teria sido a "faculdade" que ele havia estudado? Parece que ele teria deixado algumas dicas! Vejamos alguns detalhes que deixam muitas lacunas a ser preenchidas.

A ponte foi ornada com algumas máscaras, sendo que cada rosto esculpido possui qualidade própria, nenhum se parece com o outro. Há alguns que se parecem com figuras humanas, já outros parecem retratar seres híbridos meio homem e meio animal. O que seriam? Seria apenas um ornamento empregado na arquitetura da ponte? Ou uma permuta feita às forças que habitam o mundo espiritual em troca de conhecimento arquitetônico. Parece que Germain tenha deixado algumas pistas nesse sentido. Podemos dizer que Germain Pilon era um "Da Vinci" francês, embora seu emprego estava reservado somente em arquitetura. E assim, com Leonardo Da Vinci, as indicações deixadas por ele poderiam revelar "segredos" reservados somente aos seletos de conhecimentos de valor incalculável. Leonardo, Miguel Ângelo juntamente com outros intelectuais da Idade Média, poderiam ter acesso ao Grimório - um livro que continha instruções encontradas na magia, e que dava poder nas ciências ocultas. Alguns acreditam ainda que o Grimório tenha sido guardado em escolas e universidades controladas pela Igreja. Mas quem poderia saber ao certo. Seja qual for a fontes de inspiração intelectual desses gênios, uma coisa temos certeza, eles estavam à frente no tempo!






Mascarons - Mascáras bizarras ornada na Pont Neuf - Paris. O que seriam? Algumas têm aspectos humanos








Outras são semelhante com criatutas sobre-humanas (acima lado, esquerdo)











Gárlolas - este é apenas um do conjunto de outras estátuas ornamentada na Catedral de Notre Dame - Paris. Porque na Igreja?

















Pegásus - O Cavalo alado presente na mitologia, simbolo também maçom do iluminismo.

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